sábado, 28 de fevereiro de 2009

Influências sobre os historiadores"

Afirmar que o trabalho do historiador encontra-se totalmente livre de influências é um ato muito errôneo, pois ao estudarmos melhor os registros de antigos escritores podemos perceber que muitos deles, para não cair na redundância de dizer todos, deixaram transparecer alguma forma de influência por detrás de suas palavras.

Um dos fatores que faz com que o trabalho de um historiador deixe de ser neutro é, assim como aconteceu na antigüidade, os financiamentos das obras. No caso dos governadores de Roma, por exemplo, eles pagavam a algum escritor para escrever sobre eles, no entanto deixavam claro o que deveria aparecer em sua biografia.

Outro episódio da história de Roma bastante significativo nesta questão é a de que os historiadores eram induzidos a glorificar a história romana, logo sabiam previamente o que deveriam registrar.

Fica bastante claro então que toda história é “ineutra”, todo e qualquer historiador acaba, mesmo que involuntariamente, por transmitir a sua obra algo peculiar, algo seu, seu ponto de vista por exemplo.

A teoria da história se constrói a partir do momento em que começam os registros de algum fato, acredita-se que o trabalho de alguns homens de negócio que cuidavam da parte econômica de Roma foi responsável pelo inicio da pratica de narrar de forma cronológica os acontecimentos, a partir deste ponto vários acontecimentos vão influenciar no que é considerado história, e um setor social tem uma alta relevância nesta questão: o ramo político. Pois é a partir dele e principalmente em torno dele que a história vai se firmar na antiguidade.

Surgem pensadores que irão buscar a resposta para o que é História e suas contribuições nos levaram até o padrão atual. Estudá-los é de suma importância para compreendermos melhor os mistérios de nossa espetacular disciplina.



(Fonte: http://www.malhatlantica.pt/seculoXIII/monge%20copista.jpg)


Nenhum comentário: