sábado, 28 de fevereiro de 2009

Europa medieval e suas três dimensões: impérios bizantinos, islâmicos e sociedade feudal

Infelizmente até hoje somente a Europa é vista como ponto de referência no que diz respeito a desenvolvimento social, talvez porque esse povo tenha sido aquele que mais a contemplou. No entanto fazer uso somente dos acontecimentos de um local é cair no obscurantismo. É o mesmo que esconder as verdades.

Nenhuma civilização se desenvolve sozinha. Ela busca em outras as fontes necessárias aos seus preceitos. Assim como os gregos foram buscar no alfabeto fenício a solução para seus intercâmbios econômicos.

Os impérios bizantinos e islâmicos juntos da rivalidade existente entre os mesmos ajudam a esclarecer o que era o mundo feudal afinal estes três resultam de um único sistema desintegrado, o antigo império romano.

Os muçulmanos são a prova de que o mundo europeu teve uma grande colaboração por parte destes dois mundos, pois foi através deles que a Europa pode conhecer grandes obras como a do mestre Aristóteles. Sem este intercâmbio talvez os europeus não tivessem desenvolvido tanta capacidade lógica, talvez lhe faltasse o subsídio filosófico.

Assim é fundamental conhecer cada uma dessas três realidades a fim de interligá-las, pois uma possui além das semelhanças com as outras também as interligações culturais. Ao passo de que uma possa ter sido superior em termos de repercussão não quer dizer que é melhor do que tais, afinal caminham lado a lado e vem do mesmo local, logo cada uma possui seus grandes lances culturais junto logicamente de suas falhas sociais.


(Fonte:http://br.geocities.com/monsenhorpaulolaureano/Declaracao_Conjunta_ficheiros/image002.jpg)

Nenhum comentário: