sábado, 28 de fevereiro de 2009

A tendência educacional cristã


O poderio da igreja medieval levou aquela sociedade a aprender somente aquilo que os sábios da época queriam que o povo soubesse, obviamente devido a grande maioria dos mestres ser católica, como já sabemos. É nesta época que os grandes colégios são formados dentro das igrejas e delas sairão os intelectuais medievos. É sobre este mesmo contexto que surgirão também as primeiras universidades.


O ensino ainda era muito dogmático e as verdades cristãs ainda prevaleciam, a igreja é detentora de uma grande influência sobre toda a civilização européia e por isto suas verdades não aceitavam contestações, todos os que contrariassem as verdades pregadas sobre a realidade, sobretudo o mito divino de criação do mundo, eram brutalmente castigados; a fogueira foi a principal arma contra todos os que começaram a contestar as teorias criacionistas, sobretudo alguns cientistas e seus discípulos. Desta forma a Santa Inquisição manipulava tudo o que era registrado, houve períodos onde livros foram isolados da civilização e guardados a "sete chaves" pelos encarregados cristãos, desta forma podemos perceber que a influência católica sobre a historiografia é enorme, para não afirmar que fora ditatorial.


Esta questão de igreja sobre a produção historiográfica é muito bem explanada na obra O nome da Rosa, o filme desta trama mostra de uma forma bastante verídica as manipulações católicas sobre as obras da época e a brutalidade da Santa Inquisição ao empregar suas verdades.


(Fonte:http://br.geocities.com/gfpdoresbh/grupo/formacao/figuras/filmes/o_nome_da_rosa.jpg)