segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Museu do Homem do Sambaqui “Pe. João Alfredo Rohr, S.J.”

No contexto da pré-história o que mais me chamou atenção dentre minhas leituras foram sem dúvida alguma as civilizações sambaquieiras. O sambaqui por si só já é um mistério a ser entendido. E toda a forma de sobrevivência desse povo é fascinante, ainda mais agora que alguns mitos sobre eles estão sendo desvendados, como por exemplo a constatação de que a alimentação vegetariana estava incluída em sua dieta e parece ter sido de grande atuação apesar do que costumavasse afirmar, entre outras divergências que vem sendo esclarecidas ao longo dos anos.

Adoro este tema. Principalmente por fazer parte de nosso contexto, ressaltando que existem sitios desta natureza bem pertinho da gente onde muitos trabalhos são realizados e nos apontam diversas de suas peculiaridades.

Deixo um alerta sobre um dos museus citados pelo professor Anderson Sartori no link: Museus em SC situado em nosso sistema virtual, o chamado Museu Homem do Sambaqui em Florianópolis, certamente é de grande proveito conheçe-lo. Assim que possível estarei visitando-o e logo logo postarei minhas próprias considerações a respeito deste local.

--------------------------------------------------------------------------------------

Museu do Homem do Sambaqui “Pe. João Alfredo Rohr, S.J.”


Tipologia do acervo: Antropologia, taxidermia, etnografia

Endereço: Rua Esteves Júnior, n.º 711 - Colégio Catarinense, Centro, Florianópolis – SC. 88015-530Fone: (48) 3251-1516

Horário de abertura ao público: de segunda a domingo das 13:30 ás 17:30

Nenhum comentário: