segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Evolução humana

Nossa árvore genealógica mantem-se sobre continuas mudanças, basta surgir uma única descoberta arqueológica e será necessário reorganizá-la novamente. Tais alterações são essenciais à compreensão de nossas características, pois como sabemos ainda existem questões em aberto sobre o que conhecemos atualmente de nossos antepassados.

O fato em questão é que para chegarmos até aqui atravessamos mais de 7.000.000 de anos repletos de mudanças físicas e também psíquicas, mas devemos deixar claro que esta datação também é contestável, pois como já mencionei estamos suscetiveis a novos descobrimentos, e um destes pode vir a ser um ancestral ainda mais distante que nos levaria a modificar nossas afirmações.

As diferenças entre nossa geração e as oito antepassadas são bastante claras, o que nos demonstra isso facilmente é nosso modo de viver, bruscamente mais complexa que a de nossos antepassados.

Assim algumas características contemporâneas alheias às de nossos antecedentes (constatadas no homem moderno a partir de 130 000 anos atrás) seriam o aumento do crânio e da destreza das mãos, assim como o surgimento da fala e da expressão artística acompanhadas de uma grande capacidade de aprendizagem.

Por outro lado, há nossas semelhanças para com estes hominídeos. A principal seria possuir como ancestral comum um primata. A partir do qual começou o desenvolvimento de nosso corpo, mente, postura, modo de locomoção, que por sua vez modificaram pouco a puco nosso meio de vivência, ferramentas de uso cotidiano, capacidade de expressão, entre outras coisas. Chegando ao estágio que presenciamos atualmente, o qual, acredito eu, certamente irá mudar também assim como os demais.


Nenhum comentário: