terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Maçonaria

(Símbolo de um grupo maçônico - Fonte: desconhecida)
Acredita-se que os primeiros grupos maçônicos tenham surgido na Idade Média, formados por homens dos canteiros de construção das grandes catedrais católicas, entre eles pedreiros, escultores, carpinteiros, etc... Esses profissionais, altamente qualificados, eram respeitadíssimos por seus trabalhos e muito bem remunerados. Costumavam se reunir em Guildas, uma espécie de sindicato trabalhista.

Cada guilda era um local de reunião utilizado como escola para qualificar novos trabalhadores além de servir como ponto de encontro afim defender os interesses da classe. Na Inglaterra essas guildas eram chamadas de "lodges" sinônimo de loja. Dessa maneira as lojas de construtores reuniam homens riquíssimos em busca de ascensão social, o que era praticamente impossível nas sociedades medievais.

Em 1717 surge a Grande Loja, em Londres, a partir da união de quatro lodges, esse é considerado o ano oficial do surgimento da Maçonaria, mas a essa altura seus integrantes já guardavam segredos que iam além dos empregados nas construções catedráticas, eles começavam a formular opiniões políticas. Usavam do conhecimento como forma de alcançar espaço de prestígio nas sociedades europeias, dominadas pelo poder do sangue azul.

Eram homens ricos em busca de poder, que até então era destinado somente aos bem nascidos filhos da alta nobreza. Por sua ambição foram considerados uma ameaça, encarados como conspiradores e tiveram seus planos rapidamente detidos pela poderosa Igreja Católica. A católica Ordem dos Cavaleiros Templários compunha características maçons e durante as cruzadas se tornou um verdadeiro Banco Internacional.

Felipe IV, rei da França, precisou recorrer a empréstimos com os Templários e sem condições para pagar a dívida conseguiu convencer o Papa Clemente V a excomungar e extinguir a Ordem confiscando seus tesouros. De lá para cá as comunidades maçônicas vem atuando na clandestinidade e sofrendo diversas perseguições por todo o mundo.

As lendas que foram surgindo em torno dos maçons tornaram-nos verdadeiros pactuantes do demônio aos olhos das sociedades. Hoje despertam medo em todos os cantos do planeta, mas o fato é que não passavam de homens destinados a conquistar o seu espaço social que foram forçados a agir às escuras para não sofrerem a perseguição católica, que geralmente, terminava com as torturas aplicada pela Santa Inquisição.

A maçonaria, que teve como berço, supõe-se, a região da Escócia, esteve por trás das maiores transformações ocorridas nos séculos XIX e XX; seus integrantes criaram o lema "liberdade, igualdade e fraternidade" e a marcha Marselhesa durante a Revolução Francesa, também integraram o rol dos libertadores da América Espanhola através de homens como Simón Bolívar, Bernardo O'Higgins e José de San Martín.

Na Independência Americana dos 56 homens que assinaram a declaração 54 eram maçons, entre eles estavam Benjamin Franklin e George Washington. No Brasil, os três monarcas estavam envolvidos na comunidade maçônica, tanto que Dom Pedro II chegou a ser grão-mestre maçom de uma loja carioca. Na  primeira republica não foi diferente, dos 12 presidentes brasileiros, 8 eram maçons.

Após a leitura deste texto não seria o caso de repensarmos todas as barbaridades que ouvimos até então sobre as comunidades maçônicas, mais conhecidas por seitas demoníacas? Creio que sim, não é mesmo?! Pense, pesquise mais sobre o assunto e evite o constrangimento de julgar aquilo que não conhece. Até mais.

4 comentários:

Ricardo disse...

Muito esclarecedor... Parabéns!

Anderson Sartori (Ander) disse...

Postei no meu blog hoje também (http://metamorfoseshistoricas.blogspot.com/) um artigo que busca discutir e questionar algumas destas verdades sobre tais sociedades.Em diferentes culturas estas organizações acabam sendo vistas desta forma errônea e criam-se mistérios e mitos que acabam dando muita mais força e poder do que efetivamente tais grupos podem ter.Obviamente que a ajuda mútua acaba favorecendo estes sujeitos em diferentes âmbitos, como o político e econômico. Se formos fazer um inventário hoje, veremos também a presença de maçons em muitas estâncias de governo......

André disse...

Nossa você tem um talento inclivel... Sempre tive a curiosidade de saber se os maçons eram coisas do demo mesmo... depois que um amigo meu falou que não tinha nada a ver com isso que falam por ai...Nossa Jana eh cultura em rsrs

André Ricardo disse...

Otimo texto,serve para esclarecer aos que julgam sem ter o minino de conhecimento do assuntoo.
Parabens Jana!
;)