quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O "Descobrimento do Brasil"

(Davi Sales / iStock Photos)


A história tradicional menciona o ano de 1500 como data oficial do descobrimento do Brasil. O fato é que alguns registros anteriores a Cabral já apresentavam a existência das terras americanas. Moedas da antiguidade já foram encontradas em escavações por aqui, algumas romanas e outras cartaginenses o que indica que esse território vem sendo explorado desde os primeiros séculos. Um mapa chinês de 1421 já trazia em sua apresentação os contornos de toda a América.

Além destes registros materiais, as lendas e textos populares eram repletos de boatos acerca da existência destas terras perdidas no Atlântico. Tanto que em 1488 o reino de Portugal criou uma lei estabelecendo que todos os relatos sobre descobertas territoriais deveriam ser feitos somente ao rei em pessoa ou a seus acessores de inteira confiança para evitar que outras nações ficassem sabendo do fato e se lançassem ao mar em busca da mesma colonia. 

Prova maior de que as terras brasileiras haviam sido descobertas antes de 1500 foi a tentativa portuguesa de alterar os limites de posse do Tratado de Alcaçovas no ano de 1490. Portugal pretendia conseguir junto a Espanha o direito de posse sobre parte maior do globo terrestre, parte essa que contemplaria o litoral brasileiro. Ainda em 1498 Duarte Pereira Pacheco mapeava os limites do Tratado de Tordesilhas cedendo essa faixa litorânea ao reino português.

Ao que tudo indica Portugal realmente já havia alcançado as terras brasileiras muito antes de 1500, provavelmente, durante uma tentativa de abastecer as naus que navegavam para a Índia. Sua existência com certeza foi mantida em sigilo para preservar a rota das especiarias orientais, mantendo o monopólio português. Certamente com a descoberta das Américas em 1492 por Cristovão Colombo a coroa portuguesa se sentiu ameaçada e decidiu oficializar a descoberta da Terra de Santa Cruz.

Para essa oficialização enviaram Pedro Alvares Cabral, um fidalgo de baixa nobreza, não era necessário muito mais do que isso para esse serviço, além do mais seus dotes diplomáticos lhe proporcionavam certa grandeza. Desta maneira a História Tradicional do "Descobrimento do Brasil" foi forjada, esta mesma que inunda os bancos escolares em pleno século XXI. Creio que já passa da hora de uma boa revisão historiográfica não acha?! Para mais detalhes leia Por Mares Nunca Dantes Navegados de Fábio Pestana Ramos. Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leitura agradável, fácil e envolvente. Parabéns.
Charles