terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A recepção dos portugueses nas terras "descobertas" através do Oceano Índico

(A chegada dos portugueses ao Japão, pormenor de um biombo Namban)

A costa africana foi a primeira parada das embarcações portuguesas durante as investidas marítimas iniciadas no século XV. Na África a cor branca da pele lusitana provocou a associação dos recém chegados a almas sagradas. Os africanos acreditavam que os portugueses eram deuses por isso os recepcionaram com afeto, mas o desrespeito e as doenças que os brancos trouxeram consigo logo encerraram a relação pacifica entre os povos. A rivalidade entre as tribos locais logo foi notada e utilizada em favor da subjugação dos povos iniciando o processo de exploração territorial e mais tarde de escravização.

Ao alcançar a Índia os lusitanos se deparam com ampla variedade cultural e comércio efervescente. Ao aportarem foram confundidos com mendigos por seu estado esfarrapado, vistos como piratas mal intencionados em busca das especiarias indianas. Os padres jesuítas tentaram uma persuasão pacífica para implantar o catolicismo, entretanto os demais portugueses tentaram impor sua religião com violência suscitando grande resistência e posteriormente quando Holandeses e Franceses chegam a costa de forma pacífica acabam conquistando o apoio dos asiáticos, desta forma Portugal acaba perdendo seu domínio no país.

A China foi a maior surpresa aos olhos portugueses. A beleza e organização das cidades impressionaram ao ponto de se tornaram referencia para a antiquada Portugal. Os hábitos de leitura e boa conduta chinesa causaram grande admiração. Os marujos lusitanos ao desembarcarem em busca de seda completamente maltrapilhos após meses sofrendo privações em alto mar eram vistos com muita desconfiança. O governo e a marinha chineses extremamente poderosos impediram que os lusos agissem através da força, então pela primeira vez durante a conquista de novos territórios eles precisaram agir com diplomacia e respeito.

O Japão composto por diversas ilhas, vivendo num sistema feudal, enfrentando tempestades e guerras civis apresentava um quadro desafiador personificado na figura dos inteligentes orientais munidos de suas espadas ágeis e ameaçadoras. Portugal acabou auxiliando esse país ao re-estabelecer seu comércio com a China. Contudo os japoneses um tanto avessos a intervenções acabaram expulsando os padres jesuítas do território em respeito a tradição budista. Aos poucos o país se fechou a estrangeiros desconsiderando o incentivo comercial português que, desta maneira, perdeu sua fonte de extração de prata.

Após essas quatro, e outras, aventuras pelo oceano Índico, Portugal acabou se deparando com mais terras desconhecidas, desta vez atravessando o oceano Atlântico, era a vez de explorar a Terra de Santa Cruz que hoje conhecemos por Brasil, mas essa é uma outra história. Você pode aprofundar esse tema lendo Por Mares Nunca Dantes Navegados de Fábio Pestana Ramos.

Nenhum comentário: